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Por Carlos Andrade

O poder do conceito: da essência do produto à estratégia de Marketing

Como um bom trabalho de Branding ajuda a criar uma personalidade única e despertar desejos para um projeto imobiliário.

O poder do conceito: da essência do produto à estratégia de Marketing

Como um bom trabalho de Branding ajuda a criar uma personalidade única e despertar desejos para um projeto imobiliário.


Por Carlos Andrade

Em um mercado tão disputado por marcas, criadores de conteúdo e influenciadores, as mudanças de comportamento das pessoas são perceptíveis e os hábitos de consumo seguem o mesmo passo. 

É crescente o perfil de gente que busca produtos autênticos e marcas que apresentam uma essência por trás. Com isso, faz-se necessário resgatar um conceito antigo no marketing: o Branding.

O trabalho de Branding
consiste na construção
da identidade de uma marca

O trabalho de Branding consiste na construção da identidade de uma marca, conferindo a ela uma imagem de qualidade, credibilidade e, muitas vezes, também de status. Uma ferramenta de extrema importância para atrair um público cada vez mais exigente.

No setor de imóveis não é diferente. Um mercado altamente competitivo, onde inúmeras empresas disputam a atenção dos consumidores, com uma grande quantidade de produtos similares, o branding desempenha um papel fundamental no processo de decisão de compra.

A incorporação imobiliária mais atual já vem percebendo isso e estabelecendo uma conexão entre a verdade dos projetos e suas estratégias de marketing. É a partir desse elo que a identidade do empreendimento é moldada, transmitindo sua proposta de valor de forma autêntica e convincente. Começam a surgir projetos com conceitos fortes, que perpassam por tudo, desde sua concepção até a campanha publicitária.

O conceito, nesse contexto, refere-se à ideia central que permeia todo o empreendimento, do seu design arquitetônico até os serviços e experiências oferecidos. Ele representa a essência do projeto, sua proposta única e o valor diferenciado que traz para os moradores ou investidores.

O conceito autêntico e bem
desenvolvido atua como
um selo de qualidade

Na disputa pela preferência por um determinado produto ou serviço, é imprescindível transmitir confiança e transparência aos potenciais clientes. O conceito autêntico e bem amarrado atua como um selo de qualidade, demonstrando que o empreendimento cumpre suas promessas e oferece uma experiência única e desejada.

Nesse sentido, o Branding desempenha um papel crucial como validador do conceito. Ele permite que a mensagem conceitual seja comunicada de forma consistente em todas as interações com os clientes, da identidade visual até a linguagem de marketing utilizada.

Blue Barra: inspirados no conceito Boutique Living.
Life Imbuí: A vida moderna com a mobilidade do Imbuí.

O trabalho de conceituação, diferentemente da campanha de marketing, começa no ponto zero. Já na definição do produto, tipologia, layout, fachada, áreas comuns, projetos de decoração, urbanismo, paisagismo, entre outros, o papel da conceituação é encaminhar para as agências de publicidade uma identidade clara do empreendimento, entregando verdades e muito mais possibilidades de comunicação.

O mais interessante disso tudo é que, ao contrário do que se imagina, esse pensamento existente por trás de cada decisão dos projetos não necessariamente onera o custo de construção. Muitas vezes, o que ocorre é o contrário.

Sem uma visão clara de sua proposta de valor no empreendimento, o incorporador tenta agregar o maior número de itens de diferenciação, mesmo que contraditórios, e o maior número possível de itens de áreas de lazer. Dessa forma, sim, ela passa aumentar o orçamento do projeto, em uma busca para colocá-lo como uma tendência de mercado, mas sem a força de um conceito com valores intangíveis capaz de vender muito mais.

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