Capa Concepts

Siga a Capa no Instagram Siga a Capa no Spotify Fale com a gente no Whatsapp

ALIVE – Amplificadores de Madeira

Esse é um pequeno gesto para celebrar com os nossos clientes, que assim como a gente, acreditam que pequenas gentilezas geram grandes transformações.


Eles foram feitos com com madeiras que estruturavam as esquadrias do edifício ACBEU, projetado por Gilberbert Chaves, personagem relevante da primeira geração de arquitetos baianos e reconhecido pelo projeto da casa de Jorge Amado e Zélia Gatai (atual centro cultural Casa do Rio Vermelho), subjetivamente, são um pouco mais.

O design e a execução de Jonas Ximenes e Guilherme Schall (Oficina Pau D’arco) são um ponto fora da curva: atualmente, poucos são os marceneiros dispostos a trabalhar a madeira dura (de lei) para a marcenaria fina em um processo artesanal. Ao utilizar a massaranduba e o Pau D’arco (nome comercial do Ipê, uma árvore simbólica do país) o que eles recuperam é uma série de saberes antigos—o trabalho de carpinteiros envolvidos na construção original, por exemplo. Outras memórias permeiam o objeto: a do ACBEU como a primeira grande escola de inglês da cidade que ainda operava como centro cultural, e a de um outro momento da construção civil—onde o uso ostensivo da madeira denota a despreocupação completa com questões ambientais.
Mas nem tudo é memória. Se por um lado, a recuperação da madeira é tradição, por outro ela simboliza o novo.

A extração das peças fez parte da primeira desconstrução realizada por um empreendimento em parceria com a Arquivo, empresa pioneira dedicada ao reuso de materiais no Brasil. O esforço é inovador no país—empregando novas tecnologias como detectores de metal e extratores de prego pneumático, desenvolvidas especialmente para o reemprego de elementos de construção em seu contexto atual—e inspirado em experiências internacionais. Os Amplificadores refletem o começo desse novo momento: onde a desmontagem substitui a demolição sempre que possível, reduzindo o consumo de matéria-prima e a produção de resíduos, com foco na sustentabilidade.
Os amplificadores, feitos pela Arquivo em parceria com a oficina Pau D’arco e o empreendimento Alive tem essa qualidade dupla de memento e desejo. São os primeiros objetos de um futúro que se constrói com o passado, integrando a noção de economia circular.

Texto: Pedro Alban

Fotos: Jonas Ximens

Video: Thiago Matos

Playlist: Carlos Andrade

Quer saber
mais?

Entre em contato pelo formulário ao lado ou cadastre-se para receber novidades sobre os próximos lançamentos, cases e notícias.

Contate-nos pelo Whatsapp
Dado coletado para identificá-lo.

Informe seu nome completo.

Dado coletado para respondermos o seu contato e mantê-lo informado sobre novidades no mercado imobiliário.

Informe um e-mail válido.

Dado coletado para respondermos o seu contato e mantê-lo informado sobre novidades no mercado imobiliário.

Informe seu número de telefone.

Campo opcional, você poderá indicar o assunto do seu interesse para que possamos atendê-lo de modo mais eficiente.
Campo opcional, você poderá deixar a sua mensagem para que possamos atendê-lo de modo mais eficiente.

Digite a sua mensagem.

Para melhor atendê-lo enviaremos mais informações sobre os nossos produtos, nos canais de comunicação acima disponibilizados.
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Mensagem enviada!

Conteúdos relacionados